I. DEFINIÇÃO – A Liga Paulista de Beisebol amador, ou simplesmente LPB, é um torneio de beisebol amador para equipes não filiadas à Federação Paulista de Beisebol e Softbol ou à Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol..
II. PROPÓSITO – Integração das equipes participantes e a divulgação do esporte visando seu crescimento e amadurecimento no país.
III. EQUIPES – A lista das equipes participantes consta no Anexo I, atualizada a cada ano.
IV. FORMA DE DISPUTA – Os jogos serão disputados em 7 innings (entradas), com o limite máximo de 3 horas de disputa.
a) Faltando apenas 10 (dez) minutos para o encerramento do limite máximo, não haverá abertura de novo inning;
b) O controle do horário é cargo da mesa anotadora;
c) Caso a equipe que esteja vencendo for a atacante na parte baixa do inning, o jogo encerrar-se-á no momento em que for atingido o tempo limite sem que o inning seja terminado;
d) Iniciado um novo inning, este somente será encerrado após os dois turnos, excessão ao item anterior.
V. INÍCIO DOS JOGOS
a) Os jogos da manhã serão iniciados as 9h, sendo que a escalação das equipes deve ser entregue até as 8h45 à mesa anotadora.
b) Os jogos da tarde serão iniciados as 13h, sendo que a escalação das equipes deve ser entregue até as 12h45 à mesa anotadora.
c) A falta de cumprimento com qualquer um dos horários estipulados acima (início dos jogos e entrega da escalação) acarreta em derrota por W.O., não havendo tolerância de horário.
d) Será declarada vencedora por W.O. a equipe que estiver em campo no horário estipulado com a ausência da equipe adversária.
e) Caso ambas as equipes não esteja presentes até o horário limite, serão declaradas perdedoras por W.O.
f) Não será permitido o início do jogo caso não haja pelo menos 9 (nove) jogadores, inscritos de forma regular.
g) Não será permitida a participação de jogador que chegue após o horario limite.
h) Os representantes das equipes devem entregar à mesa anotadora documentos de identidade de todos os jogadores juntamente com a sua escalação (titular e reserva). A Mesa Anotadora deve então conferir se a escalação e os documentos estão de acordo com a lista atualizada de jogadores inscritos para cada equipe, sendo válidos documentos como RG, CNH com foto, carteira de classe ou outro documento de identidade aceito por autoridades.
i) Havendo divergências (como jogadores não inscritos ou falta de dados) a Mesa Anotadora deve chamar os técnicos e comunicar a ocorrência, assim como registrar na ata do jogo.
VI. ANDAMENTO DOS JOGOS – Os jogos devem seguir as regras estabelecidas neste Regulamento e em seus Anexos, as regras padrões do beisebol, a ética e o bom senso.
a) A decisão de qual equipe começará no ataque deve ser feita até o horário limite de 15 (quinze) minutos antes do horário definido para início do jogo. A forma de sorteio é livre, e deve contar com a presença de um dos árbitros.
b) Ao arremessador, será dado direito de 8 (oito) arremessos de aquecimento antes do início de cada inning; o mesmo ocorre para um arremessador substituto que entre durante o jogo.
c) As trocas de ataque e defesa não devem superar 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos, sob pena de advertência à equipe que cause o atraso.
VII. CALLED GAME – O Called Game (regra de misericórdia) ocorrerá quando a diferença de pontos ao término do inning for:
a) 4º inning: igual ou maior a 20 pontos;
b) 5º inning: igual ou maior a 15 pontos;
c) 6º inning: igual ou maior a 10 pontos;
d) Caso a equipe que esteja vencendo for a atacante na parte baixa do inning e atingir a diferença necessária para o Called Game, o jogo será encerrado sem que o inning seja terminado.
VIII. Comissão organizadora – A comissão organizadora é formada de acordo com o Anexo I, atualizada a cada ano.
a) A Comissão Organizadora é formada por 5 (cinco) membros voluntários, aprovados pela maioria dos representantes presentes à reunião inicial, com os seguintes cargos:
i. Confecção da tabela de jogos e Tesouraria;
ii. Controle das equipes e jogadores inscritos;
iii. Marketing;
iv. Compilação de resultados e estatísticas;
v. Mediação para resolução de ocorrências não compreendidas neste regulamento.
IX. TABELA DE JOGOS – A tabela de jogos, confeccionada pela Comissão Organizadora, deve ser seguida à risca, e consta do Anexo II deste Regulamento.
a) Não são permitidos adiamentos, exceto por força maior (chuva ou outros fenômenos naturais, situações de calamidade).
X. EMPATES – Em caso de empate tendo sido completados os 7 innings, inicia-se o 8º inning no modo de penalidade e, se necessário, um 9° inning nos mesmos moldes. As regras para o modo penalidade constam do Anexo I. Caso o empate persista, ou o jogo atinja o tempo limite estando empatado, este será interrompido e o vencedor será decidido de acordo com os seguintes critérios, por ordem:
a) equipe que ficou por mais innings liderando o jogo;
b) equipe que marcou mais corridas no 1º inning, e assim por diante; e
c) Sorteio (cara-ou-coroa, feito pelo árbitro principal).
XI. INSCRIÇÃO DAS EQUIPES E JOGADORES – As equipes interessadas em participar da LPB devem inscrever-se, mediante pagamento da taxa de inscrição. Cada equipe deve possuir, no mínimo, 10 (dez) jogadores inscritos.
a) O valor da taxa de inscrição, bem como da mensalidade – se aplicável –, e as datas limites e forma de pagamento constam do Anexo I;
b) Podem ser inscritos jogadores durante a competição, desde que respeitando os limites impostos no Anexo I;
c) Não é permitida a inscrição de jogadores após o prazo de inscrição do último jogo da equipe na temporada regular;
d) A idade mínima para a participação é de 15 (quinze) anos completos quando do ato da inscrição, sendo necessário termo de isenção e autorização dos pais, com modelo constante no Anexo III;
e) É permitida a inscrição atletas do sexo feminino;
f) Cabe às equipes levar aos jogos uma lista atualizada de seus jogadores para conferência da mesa anotadora e dos adversários;
g) Não é permitida a participação de um jogador por duas equipes diferentes na mesma edição da LPB.
XII. UNIFORME E EQUIPAMENTOS DE JOGO – As equipes devem comparecer ao campo com:
a) A parte de cima do uniforme com pelo menos as cores predominates iguais e é obrigatória a numeração nas costas. É obrigatório o uso de calça, boné, camiseta ou jersey com mangas;
b) Equipamento de receptor completo;
c) No mínimo 4 (quatro) capacetes;
d) No mínimo 2 (duas) bolas novas ou em ótimo estado para uso durante o jogo.
XIII. DIVISÕES E CONFERÊNCIAS – Se aplicável, as Divisões e/ou Conferências da LPB constam do Anexo I deste Regulamento, atualizadas a cada ano.
XIV. PÓS-TEMPORADA – Após o término da temporada regular, classificam-se as equipes para a pós-temporada, com tabela definida no Anexo II deste Regulamento.
a) Critérios de desempate para a classificação final (em ordem):
i. Confronto direto;
ii. Saldo de pontos por inning;
iii. Sorteio.
b) A data de início da pós-temporada, definida no Anexo II, não será postergada.
XV. PREMIAÇÃO – Haverá premiações para as equipes e premiações individuais, definidas no Anexo I deste Regulamento.
XVI. ARBITRAGEM – Formada por quatro pessoas, idealmente as mesmas pessoas durante todo o jogo (o árbitro de home plate não pode ser alterado durante toda a partida).
a) A equipe de árbitragem é formada por membros das equipes que estão na espera;
b) Preferencialmente, o árbitro de home plate deve possuir experiência e alto conhecimento das regras;
c) É permitida a contratação de árbitros independentes, desde que todas as equipes envolvidas concordem e arquem com os eventuais custos.
XVII. MESA ANOTADORA – Formada por duas pessoas, cada uma responsável pela anotação de uma das equipes.
a) Os anotadores devem realizar a anotação de forma clara, e então utilizar o arquivo eletrônico de anotação padrão para enviar à Comissão Organizadora em, no máximo, 7 dias corridos após o término dos jogos.
b) Não serão aceitas estatísticas enviadas em qualquer outra forma que não seja o arquivo eletrônico padrão ou que estejam fora do prazo estipulado.
c) Caberá multa para a equipe responsável pela anotação da partida que não cumprir com os critérios deste artigo.
XVIII. CASOS OMISSOS – Os casos omissos deverão ser decididos:
a) Com a ajuda do mediador, membro da Comissão Organizadora, que orientará a(s) equipe(s) requerente(s) a expor sua requisição ou defesa em mensagem eletrônica no grupo de Internet da LPB, e abrindo enquete no mesmo grupo para que o colegiado de representantes vote.
i. O colegiado dos representantes é formado por um representante de cada equipe.
Anexo I
Regulamento da Liga Paulista de Beisebol
I. LISTA DE EQUIPES
As equipes participantes da temporada 2011 são:
a)
II. FORMAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
a) Confecção da tabela de jogos e Tesouraria: Lucas (Wild Eagles);
b) Controle das equipes e jogadores inscritos: Zulu (FARMIME A);
c) Marketing: Julio (New Giants B);
d) Compilação de resultados e estatísticas: Tiba (New Giants);
e) Mediação para resolução de ocorrências não compreendidas neste regulamento: Guilherme (São Francisco).
III. REGRAS PARA O MODO PENALIDADE
Se o jogo permanecer empatado depois de completados 7 innings, serão levados a efeito os seguintes procedimentos durante os innings extras.
a) Cada equipe iniciará o 8º inning (e 9º inning se necessário) com corredor na 1ª e na 2ª bases, nenhum out.
b) Para iniciar o 8º inning, representantes de cada equipe se reunirão no homeplate e indicarão (ao mesmo tempo) ao árbitro de home a ordem de batedores que desejam seguir. Ou seja, as equipes têm a opção de iniciar o 8º inning de qualquer ponto da ordem de batedores que estava sendo seguida quando terminou o 7º inning. Observe que isto não é um novo lineup (escalação); é apenas uma possibilidade de seguir uma ordem de batedores diferente (a ordem de batedores pode, muito bem, ser a mesma de quando terminou o 7º inning). A razão de proceder dessa forma é assegurar que ambas as equipes tenham a mesma chance de poder contar com o que elas consideram ser seus melhores batedores ecorredores numa posição para anotar ponto no 11º inning.
c) Por exemplo, se a equipe decidir ter o 1º batedor do lineup ocupando o batter’s box primeiro, o 8º batedor será colocado na 2ª base, e o 9º batedor, na 1ª base. Ainda, se a equipe decidir ter o 3º batedor do lineup ocupando o batter’s box primeiro, o 1º batedor será colocado na 2ª base, e o 2º batedor, na 1ª base.
d) Uma vez que esses jogadores/corredores são designados para o 8º inning, a determinação da ordem no(s) inning(s) subseqüente(s) dependerá de como termina o inning anterior. Ou seja, se o 8º inning terminar com o 6º batedor completando a sua vez de bater, o 9º inning iniciará com o 7º batedor no batter’s box; o 5º batedor será colocado na 2ª base, e o 6º batedor, na 1ª base.
e) Exceto o fato de iniciar o inning com corredor na 1ª e na 2ª bases, nenhum out, todas as outras regras oficiais de beisebol permanecerão em vigor durante os innings extras necessários para definir um vencedor.
f) Um jogador que tenha sido substituído não poderá retornar ao jogo durante os innings extras.
IV. DIVISÕES E CONFERÊNCIAS
As equipes participantes da edição 2011 serã divididas em X conferências:
a) Conferência X1;
b) Conferência Xn.
V. PREMIAÇÕES
As premiações serão entregues do dia do jogo All-star, e se darão desta forma:
a) Receberão troféus as equipes:
i. Campeã e vice-campeã da chave Ouro
ii. Campeã e vice-campeã da chave Prata
iii. Campeã e vice-campeã da chave Bronze
b) Cada atleta das equipes citadas na alínea anterior receberá uma medalha, valendo a lista de inscritos para a pós-temporada, com um limite de 15 atletas por equipe.
c) Serão premiados com troféus:
i. O rebatedor com a melhor average (mínimo de 15 PA) de cada conferência;
ii. O rebatedor com maior número de home-runs de cada conferência;
iii. O arremessador com melhor ERA (mínimo de 20 IP) de cada conferência;
iv. O arremessador com maior número de K de cada conferência
v. O MVP do jogo final da chave Ouro.
VI. W.O. e ausência de árbitros e/ou anotadores.
a) Será declarada perdedora por W.O. a equipe que:
i. Não respeitar os limites de horário;
ii. Comparecer ao campo de jogo com menos de 9 jogadores aptos.
iii. Não enviar árbitros para o jogo em que for responsável.
b) Será declarada a ausência de árbitros e/ou anotadores que não comparecerem ao local do jogo com 15 (quinze) minutos de antecedência ao horário do jogo.
c) A punição para a derrota por W.O. será a derrota por placar de 7 a 0, além de multa de R$ 50,00 – devendo ser quitada dentro de 7 dias corridos, sob pena de desclassificação da competição.
d) A punição para ausência de árbitros e para a ausência de anotadores é multa de R$ 50,00 por caso – devendo ser quitada dentro de 7 dias corridos, sob pena de desclassificação da competição.
e) Exemplo: caso a equipe não compareça ao local do jogo e não envie árbitros e anotadores, será multada em um total de R$ 150,00 (R$ 50,00 do W.O., mais R$ 50,00 dos árbitros e mais R$ 50,00 dos anotadores).
f) A multas por W.O. serão revertidas para o fundo de caixa da Liga.
g) Os resultados de jogos por W.O. contam apenas para a classificação por vitórias e derrotas, sendo excluídos da apuração de saldo de pontos, pontos cedidos e pontos anotados.
h) Ambas as equipes podem ser declaradas perdedoras por W.O..
VII. Inscrição de jogadores, datas restritivas e pagamento das inscrições.
a) O prazo para realização das atividades do título é até o dia 12/02/2011. A data deve ser respeitada para o bom andamento e início da competição em 2011.
b) Cada equipe deve enviar as inscrições de seus jogadores ao grupo Yahoo, no formato estipulado pelo membro responsável da Comissão Organizadora;
c) Cada equipe deve enviar uma lista de suas datas restritivas (em que não poderá jogar) para que seja confeecionada tabela respeitando estas datas. É necessário ao menos dois domingos livres por mês. As datas devem ser enviadas levando em conta até o mês de outubro.
d) Jogadores novos podem ser inscritos durante a competição, desde que respeitando o prazo de 7 dias anteiores à próxima partida, sendo que as inscrições encerram-se definitivamente junto com o prazo para o último jogo da equipe na temporada regular.
e) Cada equipe deve efetuar o depósito de R$ 200,00 referente à taxa de inscrição na conta: